sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Regex Tester


Uma das coisas de programação que mais gostei, quando precisei utilizar, foram as Expressões Regulares. É uma ferramenta muito poderosa para manipulação de texto e se você já cursou compiladores deve lembrar deste nome :D

No Java as expressões regulares são mais conhecidas por Regex, e você utiliza sem saber já que internamente o método replaceAll utiliza Regex para localizar e substituir o texto. Esta abordagem do Java causa muitos problemas pois muita gente não sabe disto e existem caracteres reservados que causam erros se não forem devidamente utilizados.

Um dos ultimos programas que utilizei Regex foi o de restreamento de encomendas dos correios. Um dos maiores problemas de se utilizar Regex é criar e testar as expressões regulares. Para a criação delas existem muitos tutoriais e neste link você poderá encontrar alguns bem uteis. Para testar existe um problema de ter que ir testando as expressões executando seu programa o que é muito chato.

A primeira vez que utilizei Regex foi em C# e achei na época várias ferramentas bacanas, como o Regulator, para ajudar na criação e principalmente para testar as expressões regulares.

Motivado por isto eu acabei criando uma ferramenta simples (muito mais do que o Regulator, que é bastante complexo) em que basicamente se coloca um texto a expressão e o programa informa os pontos onde encontrou ou não.

Não é o objetivo deste poste ensinar como se utiliza Regex em Java, então quem não tem conhecimento, pode utilizar o link com tutoriais que eu forneci.

O uso do programa é muito simples e pode ser entendido observando a imagem abaixo:


Neste exemplo, o programa testa uma expressão regular que identifica um CNPJ e mostra o que encontrou.
Caso vocês se interessem posso criar e postar um tutorial sobre o uso de Regex com Java.

Link do programa: Regex Texter 0.0.1

Nenhum comentário: