segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

JAVASERVER FACES (JSF): UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BIBLIOTECAS DE COMPONENTES.


Ao final de 2008 conclui o curso de Sistema de Informação na Universidade Tiradentes e como tema da monografia, procurei fazer algo relacionado a Java e ao meu trabalho na Infox.

Depois de consultar amigos e colegas, o tema escolhido acabou sendo JSF e fiz um estudo comparativo entre três das principais bibliotecas de componentes: RichFaces, ICEFaces e Apache Tomahawk.

Resumo:

A Internet mudou a maneira como as pessoas se comunicam e obtêm informação, diminuindo o tempo e encurtando as distâncias. Desde seu surgimento aconteceu uma evolução muito grande, onde os sítios com documentos estáticos foram substituídos por aplicações web dinâmicas, que se tornam cada vez mais complexas. Durante esta evolução das aplicações web, a tecnologia Java teve e tem um papel muito importante, sempre evoluindo para resolver os problemas encontrados, e melhorar a experiência, tanto de quem usa a tecnologia no desenvolvimento, quanto para quem é o usuário final. Nessa etapa atual da evolução da tecnologia Java para web, temos o JavaServer Faces que foi idealizado para ser robusto, escalável e produtivo. Este trabalho mostra a evolução da tecnologia Java e como a partir desta constante evolução, foi projetado e o construído o JavaServer Faces, e como os sistemas de componentes de interface do usuário ajudou a tornar o desenvolvimento mais produtivo e menos cansativo. O ponto principal do trabalho é mostrar a importância, em termos de produtividade, do surgimento de bibliotecas de componentes de interface do usuário e fazer um estudo comparativo com três das principais bibliotecas encontradas no mercado, fazendo deste trabalho uma referencia para quem estiver iniciando no desenvolvimento de aplicações, utilizando a tecnologia JavaServer Faces.


Aos interessados, seguem links para download e visualização on line:




Um comentário:

moxtempus disse...

Ola, será que daria para fazer o upload do Rastreador em outro site? o Geocities fechou...